fbpx
Área de Trabalho Virtual do Azure
abril 27, 2022

O que é a Área de Trabalho Virtual do Azure?

Olá meus heróis e minhas heroínas do mundo da TI. Wellington Agápto por aqui. Hoje eu trouxe para vocês um resumão explicando o que é a Área de trabalho virtual do Azure. Não esqueça de me seguir no Instagram, conhecer meu Site, se inscrever no meu Canal, deixar o seu like e compartilhar esse artigo, para fortalecermos cada vez mais a nossa comunidade. Um grande abraço e boa leitura.

 

O que é a Área de Trabalho Virtual do Azure?

É um serviço de virtualização de aplicativos executado na nuvem. Com ele você pode:

  • Configurar uma implantação de várias sessões do Windows 10 ou 11 que forneça uma experiência completa do Windows com escalabilidade.
  • Apresentar os Aplicativos do Microsoft 365 para Empresas e otimizá-los para execução em cenários virtuais com vários usuários.
  • Fornecer áreas de trabalho virtuais do Windows 7 com Atualizações de Segurança Estendida gratuitas.
  • Trazer seu RDS (Serviços de Área de Trabalho Remota) existente, além de aplicativos e áreas de trabalho do Windows Server para qualquer computador.
  • Virtualizar aplicativos e áreas de trabalho.
  • Gerenciar áreas de trabalho e aplicativos de diferentes sistemas operacionais Windows e Windows Server com uma experiência de gerenciamento unificada.

 

O que é gerenciado pela Microsoft e o que você gerencia

A ilustração a seguir mostra quais serviços são gerenciados pela Microsoft e o que você gerencia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
.
.
.

Cursos preparatórios para Certificações Microsoft

Conheça meus cursos preparatórios para Certificações Microsoft e esteja apto para ser aprovado em apenas 4 Semanas.

Clique AQUI e saiba mais.

 

O que a Microsoft gerencia

A Área de Trabalho Virtual do Azure fornece infra-estrutura de virtualização como um serviço gerenciado. Área de Trabalho Virtual do Azure é gerenciada:

  • Cliente Web: O serviço de acesso à Web na Área de Trabalho Virtual do Azure permite aos usuários acessar áreas de trabalho virtuais e aplicativos remotos por meio de um navegador da Web compatível com o HTML5, como faria com um PC local, de qualquer lugar e dispositivo. Você pode proteger o Acesso à Web usando a autenticação multifator no Azure Active Directory (Azure AD).
  • Diagnóstico: O Diagnóstico Remoto da Área de Trabalho é um agregador baseado em eventos que marca cada ação do usuário ou administrador na implantação da Área de Trabalho Virtual do Azure como um sucesso ou fracasso. Os administradores podem consultar a agregação de eventos para identificar componentes em falha.
  • Gerenciamento: Gerenciar as configurações da Área de Trabalho Virtual do Azure no portal do Azure. Gerenciar e publicar recursos de pool do host. A Área de Trabalho Virtual do Azure também inclui vários componentes de extensibilidade. Gerenciar a Área de Trabalho Virtual do Azure usando o Windows PowerShell ou com as APIs REST fornecidas, que também permitem o suporte de ferramentas de terceiros.
  • Broker: o serviço do Agente de Conexão gerencia conexões de usuário para áreas de trabalho virtuais e aplicativos remotos. Ele fornece balanceamento de carga e reconexão com sessões existentes.
  • Balanceamento de carga: balanceamento de carga de host de sessão por profundidade ou primeiro nível. O agente decide como as novas sessões de entrada devem ser distribuídas entre as máquinas virtuais (VMs) em um pool de host.
  • Gateway: O serviço de gateway de conexão remota conecta os usuários remotos à Áreas de Trabalho Virtual do Azure remotas e aplicativos do Windows em qualquer dispositivo conectado à Internet, que pode executar um cliente de Área de Trabalho Virtual do Azure. O cliente se conecta a um Gateway que orquestra uma conexão da VM de volta para o mesmo gateway.

A Área de Trabalho Virtual do Azure usa os Serviços de Infraestrutura do Azure para computação, armazenamento e rede.

 

O que você gerencia

Áreas de trabalho e aplicativos remotos: Crie grupos de aplicativos para agrupar, publicar e atribuir acesso a áreas de trabalho ou aplicativos remotos.

  • Área de Trabalho: Grupos de aplicativos da área de trabalho remota oferecem aos usuários acesso a uma área de trabalho completa. Você pode fornecer uma área de trabalho onde os recursos de host de sessão da VM sejam compartilhados ou agrupados. Ou você também pode fornecer áreas de trabalho pessoais para os usuários que precisam adicionar ou remover programas sem afetar outros usuários.
  • Aplicativo: os grupos de aplicativos do RemoteApp fornecem aos usuários acesso aos aplicativos que você publica individualmente no grupo de aplicativos. Você pode criar vários grupos de aplicativos RemoteApp para acomodar diferentes cenários de usuário. Use o RemoteApp para virtualizar um aplicativo que é executado em um sistema operacional herdado ou que precisa de acesso seguro aos recursos corporativos.
  • Imagens: Quando você configura hosts de sessão para grupos de aplicativos, você pode escolher imagens. Use uma imagem recomendada como Windows 10 Enterprise multisessão + Office 365. Ou selecione outra imagem em sua galeria ou uma imagem fornecida pela Microsoft ou outros fornecedores. Você também pode usar sua própria imagem criada por meio do Hyper-V ou em uma VM do Azure.

 

Processo de configuração

A Área de Trabalho Virtual do Azure é uma solução do Microsoft Azure totalmente gerenciada para virtualização de áreas de trabalho.

Conforme você avança pelo treinamento da Área de Trabalho Virtual do Azure, você perceberá que o processo de configuração resume várias funções de infraestrutura que você pode ter implantado para o RDS no passado. Use as informações desse aprendizado para Preparar > Implantar > Otimizar.

A tabela a seguir fornece uma visão geral do processo de instalação.

  1. Configure o Azure Active Directory (Azure Active Directory).
  2. Integre com os Serviços de Domínio Active Directory.
  3. Criar recursos do Azure.
  4. Atribuir funções de administrador.
  5. Atribuir licenças aos usuários da Área de Trabalho Virtual do Azure.
  6. Registre o provedor DesktopVirtualization com sua assinatura.
  7. Crie um pool de hosts e um espaço de trabalho da Área de Trabalho Virtual do Azure.
  8. Disponibilize uma área de trabalho e aplicativos para usuários usando grupos de aplicativos.
  9. Personalize o espaço de trabalho.
  10. Conecte-se ao espaço de trabalho usando o cliente da Área de Trabalho Virtual do Azure.
  11. Configure perfis de usuário móveis e com monitoração de estado usando o Armazenamento de Arquivos do Azure e FSLogix.
  12. Configure a Sincronização de Arquivos do Azure para sincronizar arquivos locais ou dados de perfil de usuário com o Armazenamento do Microsoft Azure.
  13. Dimensione hosts de sessão usando a ferramenta de dimensionamento criada na Automação do Azure e Aplicativos Lógicos do Azure.

 

Cursos por apenas R$ 9,90

Comunidade Cloud Hero foi criada para profissionais que desejam estar entre um seleto grupo de especialistas. Tornando-se um membro da comunidade você terá acesso a cursos, grupo VIP no WhatsApp, E-books, e downloads dos produtos mais utilizados no mercado da tecnologia da informação. Tudo isso por apenas R$ 9,90 por mês.

Clique AQUI e saiba mais.

 

Curso gratuito com certificado?

Faça o curso de Fundamentos da computação em nuvem gratuitamente e garanta o seu certificado. Inscreva-se clicando AQUI.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
× Dúvidas sobre cursos?