fbpx
O PIX é seguro? Podcast Formata meu PC? #02
fevereiro 1, 2021

O PIX é seguro? Podcast Formata meu PC? #02

O PIX é seguro? Podcast Formata meu PC? #02

Convidados: Thauan Santos e Wellington Agápto

 

Youtube | Podcast Formata meu PC? #02

 

Spotify | Podcast Formata meu PC? #02

 

O que é Pix?

Pix é um sistema de pagamentos criado pelo Banco Central e que começa a funcionar em novembro de 2020, com a proposta de facilitar transferências, pagamento de contas e até recolhimento de impostos e taxas de serviços.

Esses pagamentos serão efetivados em até dez segundos, a qualquer dia e horário do semana (mesmo às 21h de um domingo, por exemplo). Diferente dos meios tradicionais como TED, DOC e boleto, quais têm restrições de valor, custo e em alguns casos, demoram vários dias para serem efetivados.

Para pessoas físicas, o Pix será gratuito — seja para transferir para outra pessoa, receber, pagar um café na padaria ou um imposto, no caso de instituições governamentais.

 

Saques

O Pix também permitirá saques, não logo no início. A ideia é que os usuários possam fazer saques em qualquer estabelecimento como uma loja de roupas ou no mercado da esquina. O usuário faz a transferência para a empresa e recebe o dinheiro em espécie na hora.

 

E o QR Code e NFC?

Há dois tipos de QR Code que podem ser usados no Pix: os dinâmicos, que mudam a cada transação; e os estáticos, quais permitem usar em múltiplas transações e podem ter ou não um valor já definido no código (ideal para estabelecimentos, por exemplo). Basta apontar a câmera do celular e fazer o pagamento, como já existe em outros aplicativos semelhantes.

 

O que são as chaves do Pix?

Ao invés de lembrar ou anotar código do banco e números de agência, conta e CPF ou CNPJ para fazer uma transferência, tudo que os usuários precisam é de uma chave do Pix, qual é conhecida também como “apelido” no sistema de pagamento — funciona bem se pensar como o nome de usuário de uma rede social, o @ de alguém.

Cada pessoa física poderá registrar até cinco chaves por conta, quais podem ser:

  • CPF;
  • Número de telefone;
  • E-mail;
  • Combinação numérica aleatória.

Essa chave fica vinculada ao banco no qual fez o cadastro e é por ela que se recebe o dinheiro. Uma chave usada em um banco não poderá ser também usada para outro, mas pode-se fazer a portabilidade da chave para outra instituição.

 

Quer tornar-se um especialista em produtos Microsoft?

Tenha acesso a vários cursos em uma única plataforma pagando apenas R$ 9,90 por mês.

Conheça o nosso Microsoft Club clicando aqui.

× Dúvidas sobre cursos?