Olá meus heróis e minhas heroínas do mundo da TI. Wellington Agápto por aqui. Hoje eu trouxe para vocês o artigo “Como remover usuários do grupo de Administrador Local usando GPO (Política de grupo)?”. Não esqueça de me seguir no Instagram, conhecer meu Site, se inscrever no meu Canal, deixar o seu like e compartilhar esse artigo, para fortalecermos cada vez mais a nossa comunidade. Um grande abraço e boa leitura.
Administrador Local! Como removê-los?
Aprenda neste artigo como remover usuários do grupo de Administrador Local usando GPO (Política de grupo).
Por que você precisaria fazer isso?
Explorar os direitos do administrador é o principal método que os invasores usam para espalhar e obter o controle dos sistemas dentro da organização. Imagine que um técnico de helpdesk criou um usuário local em vários computadores com a mesma senha e o adicionou ao grupo de administradores locais. Se um invasor quebrar essa senha, o invasor terá acesso de administrador a todas as máquinas nas quais essa conta foi criada. O invasor pode então mover-se lateralmente de um sistema para outro, descartando arquivos maliciosos, roubando dados e assim por diante.
Como remover usuários do grupo de Administrador Local usando GPO (Política de grupo)
Use o comando abaixo para identificar os usuários pertencentes ao grupo.
Get-LocalGroupMember administrators
Usando a política de grupo, posso não apenas remover essas contas, mas também controlar quais contas de usuário ou grupos são membros desse grupo. Se alguém tentasse adicionar manualmente um usuário a este grupo, a política do grupo a substituiria.
1. Clique com o botão direito do mouse na unidade organizacional em que deseja que o GPO seja aplicado e selecione “Criar um GPO neste domínio e vinculá-lo aqui”.
2. Nomeie a GPO e clique em OK.
3. Clique com o botão direito na GPO e clique em editar.
4. Navegue até as seguintes configurações de GPO: Configuração do computador > Preferências > Configurações do painel de controle > Usuários e grupos locais.
5. Agora clique com o botão direito na janela do lado direito e selecione novo > Grupo Local.
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Configurações
Ação: Atualizar
Nome do grupo: Administradores (integrado)
Excluir todos os usuários membros: Sim
Excluir todos os grupos membros: Sim
Membros: Clique em adicionar e selecione os membros que você deseja adicionar ao grupo de administradores locais.
As configurações acima excluirão todos os usuários e grupos e, em seguida, adicionarão os usuários especificados na caixa de membros. Isso limpará todas as contas indesejadas e adicionará apenas as contas que você deseja no grupo de administradores locais.
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