Olá meus heróis e minhas heroínas do mundo da TI. Wellington Agápto por aqui. Como estão seus gastos com Azure? Altos? Pois hoje eu trouxe 7 dicas que irão te ajudar a reduzir custos e ganhar um ponto com seu chefe. Conheça a ferramenta de gerenciamento de custos do Azure. Não esqueça de me seguir no Instagram, conhecer meu Site, se inscrever no meu Canal, deixar o seu like e compartilhar esse artigo, para fortalecermos cada vez mais a nossa comunidade. Um grande abraço e boa leitura. Espero que curta o artigo:Como gastar menos com o Microsoft Azure.
O quê é o Gerenciamento de Custos do Azure?
O Gerenciamento de Custos funciona com o Assistente do Azure para fornecer recomendações de otimização de custo, ele ajuda você a otimizar e melhorar a eficiência identificando recursos ociosos e subutilizados.
Pré-requisitos
Você precisa ter acesso de leitura a pelo menos um ou mais dos seguintes escopos para exibir os dados de custo.
- Subscription
- Resource group
Poderá levar até 48 horas para você poder usar todos os recursos do Gerenciamento de Custos. Além disso, você deve ter máquinas virtuais ativas com pelo menos 14 dias de atividade.
Recomendações de otimização de custo
Para ver as recomendações de otimização de custo para uma assinatura, abra o escopo desejado na portal do Azure e selecione Recomendações do Assistente. Ele vai te mostrar como gastar menos com o Microsoft Azure
Para ver as recomendações para um grupo de gerenciamento, abra o escopo desejado no portal do Azure e selecione Análise de custo no menu. Use o controle oval Escopo para alterar para outro escopo, como um grupo de gerenciamento. Selecione Recomendações do Assistente no menu.
A lista de recomendações identifica as ineficiências de uso ou mostra as recomendações de compra que podem ajudá-lo a economizar ainda mais dinheiro. As economias anuais em potencial totalizadas mostram o valor total que você poderá economizar se desligar ou desalocar todas as VMs que atendem às regras de recomendação. Se você não deseja desligá-las, deve considerar redimensioná-las para uma SKU de VM mais econômica.
A categoria Impacto, juntamente com Economias anuais em potencial, é projetada para ajudar a identificar as recomendações que têm o potencial de economizar o máximo possível.
Conheça meus cursos preparatórios para Certificações Microsoft e esteja apto para ser aprovado em apenas 4 Semanas.
Clique AQUI e saiba mais.
As recomendações de impacto alto incluem:
- Comprar instâncias de máquina virtual reservadas para economizar nos custos pagos conforme o uso
- Otimizar o gasto da máquina virtual redimensionando ou desligando instâncias subutilizadas
- Usar o Armazenamento Standard para armazenar os instantâneos de Managed Disks
As recomendações de impacto médio incluem:
- Reduzir os custos eliminando circuitos do ExpressRoute não provisionados
- Reduzir os custos excluindo ou reconfigurando gateways de rede virtual ociosos
Agir com relação a uma recomendação
Você pode por exemplo utilizar o Assistente do Azure para monitorar o uso de uma máquina virtual durante sete dias e, depois, identificar as máquinas virtuais subutilizadas. As máquinas virtuais cuja utilização da CPU é de cinco por cento ou menos e cujo uso de rede é de sete MB ou menos durante quatro ou mais dias são consideradas máquinas virtuais de baixa utilização. A configuração de utilização de CPU de 5% ou menos é padrão, mas você pode ajustar as configurações,
Embora alguns cenários possam resultar em baixa utilização por design, você geralmente pode economizar dinheiro alterando o tamanho de suas máquinas virtuais para tamanhos de menor custo. Suas economias reais poderão variar se você escolher uma ação de redimensionamento.
7 Dicas de como gastar menos com o Microsoft Azure
Agora que já conhecemos uma ferramenta que pode nos auxiliar nessa jornada de economia, existem algumas dicas adicionais que irão te ajudar.
1. Desligue os recursos não utilizados
Identifique máquinas virtuais ociosas (VMs), circuitos ExpressRoute e outros recursos com o Azure Advisor. Obtenha recomendações sobre quais recursos encerrar e veja quanto você economizaria.
2. Recursos subutilizados do tamanho certo
Encontre recursos subutilizados com o Azure Advisor e obtenha recomendações sobre como reduzir seus gastos reconfigurando-os ou consolidando-os.
3. instâncias de reserva para cargas de trabalho consistentes
Obtenha um desconto de até 72% sobre os preços de pagamento conforme o uso nos serviços do Azure ao pagar antecipadamente por um período de um ou três anos com preços de reserva.
4. Aproveite o Benefício Híbrido do Azure
Todos os seus recursos alocados no Azure realmente precisam estar lá? Será que não há algum serviço que possa ser executado no ambiente local? As vezes você tem recursos que não são essenciais ao negócio que estão gastando na nuvem e poderiam estar facilmente rodando em um ambiente híbrido. Revise seus recursos.
5. Configure o escalonamento automático
Economize alocando e desalocando recursos dinamicamente para atender às suas necessidades de desempenho.
6. Definir orçamentos e alocar custos para equipes e projetos
Crie e gerencie orçamentos para os serviços do Azure que você usa ou assina — e monitore os gastos na nuvem da sua organização.
7. Escolha o serviço de computação do Azure certo
O Azure oferece muitas maneiras de hospedar seu código. As vezes na ânsia de entregar logo um projeto o Analista nem sempre escolhe o melhor recurso. Opere de forma mais econômica selecionando o serviço de computação certo para seu aplicativo.
Cursos por apenas R$ 9,90
A Comunidade Cloud Hero foi criada para profissionais que desejam estar entre um seleto grupo de especialistas. Tornando-se um membro da comunidade você terá acesso a cursos, grupo VIP no WhatsApp, E-books, e downloads dos produtos mais utilizados no mercado da tecnologia da informação. Tudo isso por apenas R$ 9,90 por mês.
Clique AQUI e saiba mais.
Curso gratuito com certificado?
Faça o curso de Fundamentos da computação em nuvem gratuitamente e garanta o seu certificado. Inscreva-se clicando AQUI.