Salve galera! Wellington Agápto por aqui. Hoje eu trouxe o artigo: Comandos para visualizar permissões em um servidor de arquivos. Espero que seja útil, um grande abraço e até a próxima.
Comandos para visualizar permissões em um servidor de arquivos
Com base nas necessidades da organização, o administrador personaliza as permissões NTFS para controlar o nível de acesso a uma pasta, desde direitos de controle total até nenhum acesso. Um problema pode ocorrer quando um usuário com um nível de acesso mais alto, como um executivo de nível C, altera as permissões de pasta do Windows Server que evitam que usuários com um nível de acesso mais baixo acessem seus arquivos nessa pasta ou subpasta abaixo dela.
Get-Acl
O cmdlet Get-Acl obtém o descritor de segurança armazenado no objeto, que neste caso é a pasta no compartilhamento de arquivos do Windows.
(Get-Acl .\Marketing\).Access
Get-NTFSAccess
O outro método para examinar as ACLs de pasta é por meio do cmdlet Get-NTFSAccess no módulo NTFSSecurity. Este cmdlet tem sintaxe semelhante a Get-Acl:
Get-NTFSAccess .\Marketing\
A tabela mostra o atributo IsInherited que identifica pastas com permissões diferentes da pasta pai. Para começar, vamos examinar como obter recursivamente as permissões de pasta usando Get-ChildItem para encontrar todas as pastas e, em seguida, canalizar a saída para Get-NTFSAccess:
Get-ChildItem -Directory -Recurse | Get-NTFSAccess
Em um grande compartilhamento de arquivos, pode levar um bom tempo para gerar a saída do console. Esteja preparado para cancelá-lo com CTRL + C ou testá-lo em uma pasta menor primeiro para ter certeza de que está funcionando conforme o esperado.
Você pode usar o cmdlet Where-Object e procurar as permissões que não são herdadas usando o ponto de exclamação, que é o operador Not:
Get-ChildItem -Directory -Recurse | Get-NTFSAccess | Where-Object {! ($ _. IsInherited)}
Módulo ImportExcel
Você usará um cmdlet chamado Export-Excel no módulo ImportExcel para produzir o arquivo Excel. Ele funciona no Windows PowerShell e no PowerShell 7. Se você não tiver em seu sistema, instale-o com o seguinte comando:
Install-Module ImportExcel
O seguinte código do PowerShell especifica os parâmetros preferidos para Export-Excel para colocar os dados em uma tabela e dimensionar automaticamente as colunas:
$notInherited = Get-ChildItem -Directory -Recurse | Get-NTFSAccess | Where-Object {!($_.IsInherited)}
$notInherited | Export-Excel C:\Path\To\Report.xlsx -TableName Permissions -AutoSize
Como personalizar o relatório de permissões de compartilhamento de arquivos do Windows
Para excluir propriedades, você usa Select-Object para fazer as modificações no relatório. Substitua o comando Export-Excel anterior pelo seguinte:
$notInherited | Select-Object -ExcludeProperty
AccountType,InheritanceEnabled,InheritedFrom,IsInherited | Export-
Excel C:\temp\Report.xlsx -TableName Permissions -AutoSize
Já conhece o nosso Acesso Black?
Saiba mais sobre o ACESSO BLACK clicando AQUI.
Já conhece o nosso Podcast?
Gostaram do artigo: Como ver as permissões do servidor de arquivos do Windows? Então conheça também o nosso Podcast – Formata meu PC?